Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Filhós da Avó Maria

Chegou o dia tão desejado... Na minha cozinha, já se iniciaram os preparativos. O bacalhau está pronto a preparar, o cabrito e o peru estão temperados, as batatas e as cebolas já estão descascadas. Depois do almocinho vai sair a aletria, os sonhos de abóbora, o leite creme... enfim uma infinidade de coisas boas. Desejava que todos pudessem ter uma mesa digna de Natal...
Ontem já saíram as filhós à moda da minha avó. As saudades que eu tenho da antevéspera de Natal, quando a minha avó vinha dormir a casa dos meus pais e amassar e fritar as filhós que tanto gosto. Como já não tenho a minha avó junto de mim...todos os anos, desde que casei faço as mesmas filhós de à mais de 30 anos em memória da minha avó. Onde quer que estejas estás por certo orgulhosa de mim por manter a tua tradição. A ti e ao avô o meu beijo de eterna saudade! 


Filhós da avó

Ingredientes:
1 kg farinha
250 gr banha de porco (derretida)
raspa e sumo de 2 laranjas
1 cálice de aguardente
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher chá de canela
1 1/2 caneca de chá de erva doce ( colocar a água ao lume com uma colher sopa de erva doce e deixar ferver)

Preparação:
Num alguidar colocar a farinha, abrir um buraco no meio e deitar os ingredientes todos exceto o chá de erva doce. Amassar e ir adicionando o chá aos poucos e continuando sempre a amassar. A massa está pronta a esticar com o rolo e fritar, quando de descolar do alguidar e das mãos e ao esticar não se pegar ao rolo. ( amasso cerca  de 1 hora).
Fritar em óleo quente e colocar a escorrer em papel absorvente. Polvilhar com açúcar e canela.
Bom apetite

1 comentário:

  1. Votos de um feliz Natal e um excelente ano de 2013 com muita arte!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar