Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Aletria da Tia Titas

Aletria era a sobremesa preferida do meu pai :( .
Este ano, meu querido já não estiveste entre nós para a saborear mas ela esteve na mesa em tua memória.
Esta receita veio do Porto pela mão da tia Titas e passou a fazer parte do meu livro de receitas!


Aletria da Tia Titas

Ingredientes:
200 gr aletria
250 gr açúcar
sal qb
1 pau canela
3 gemas
2 cascas de limão
canela em pó para polvilhar

Preparação:
Cozer a aletria em bastante água e sal. Depois de cozida escorrer e passar por água fria várias vezes até largar toda a goma da massa. Reservar.
Colocar ao lume num tacho um pouco de água à qual se junta o açúcar, as cascas de limão e o pau de canela e deixar que ferva durante uns 10 minutos em lume brando. Juntar a aletria e envolver na calda do açúcar. Misturar as gemas muito bem e colocar numa travessa. Deixar arrefecer e polvilhar a gosto com canela.
Bom Apetite

8 comentários:

  1. Também gosto muito de aletria! Não está presente o seu pai, mas resta as recordações felizes, e partilhar co os outros e nunca deixar de falar do ente querido que partiu!

    beijinhos e bom ano!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, querida Marlene, este ano não foi muito falado porque a sensibilidade estava à flor da pele...partiu à 6 meses e está tudo muito fresco.
      Beijinhos e um super ano para si e todos os seus.
      Feliz 2013

      Eliminar
  2. Um doce que gosto muito, e em casa dos meus pais se faz com bastante frequência!

    Um excelente 2013, cheio de saude, alegria e sucesso!
    Beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também se faz muitas vezes ao londo do ano!...
      Beijinhos para si, Joana e um super 2013

      Eliminar
  3. Feliz 2013!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ficou com muito bom aspeto. Engraçado que nunca provei aletria doce. Por aqui ( na minha ilha) não é costume fazer-se.
    Já estou a seguir-te e gostava muito que me visitasses e fosses minha seguidora também.
    Bjs e votos de um feliz 2013
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, claro que vou visitar e seguir e muito obrigada pela tua visita.
      A aletria fica muito boa!
      Beijinhos e super 2013

      Eliminar