Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2012

Noite marcante!...



Como vos disse, ontem, o meu dia ia acabar de forma especial. Assim aconteceu, e finalizou perto das 3 horas da madrugada!...
Faço parte de um projeto de solidariedade e ajuda a famílias carenciadas, crianças em risco e sem abrigo. Ontem tivemos mais uma das saídas mensais para a rua. A minha primeira ida para o terreno. Costumo colaborar nos bastidores, mas o bichinho de ir a uma saída já não era novo. 
O encontro do grupo aconteceu perto da Gare do Oriente, quando cheguei já se encontrava um vasto grupo de pessoas e coletes identificativos eram distribuídos pelos participantes enquanto uma equipa da RTP se preparava para nos acompanhar numa parte da noite. Um misto de nervosismo e ansiedade tomava conta de mim. Pessoas maravilhosas juntavam-se para distribuir comida quente, roupa, cobertores, kits básicos de higiene e algum conforto a quem tem a rua como casa.
Primeira paragem- Gare do Oriente
Os nossos amigos começavam a aproximar-se para tomar uma refeição quente, quem sabe se para alguns não seria a primeira do dia.
Sopa, arroz à valenciana, sumo, fruta e bolo foram distribuídos por todos os que se aproximaram.
Seguiu-se a roupa e os kits de higiene.
Segunda paragem - Estação Santa Apolónia
À chegada já algumas pessoas pareciam estar à nossa espera. À ementa acrescia o rancho e a aletria.
Aqui o meu coração ficou apertado quando olhei para a minha filha, que com 15 anos, ajudava o Artur a dar de comer a uma menina que aparentava ter uns 4 anitos, que se veio juntar a nós com a mãe.Levaram também comida para casa e roupa para a menina.
Terceira paragem - Arroios
A noite já ia longa e muita gente na rua!...Todos os que de nós se abeiravam tinham da nossa parte um sorriso, uma palavra de conforto e comida quentinha para se reconfortar numa noite fria. Aqui tivemos canja, leite creme, maçã assada e uns sonhos deliciosos.
Desde adultos, a crianças e até idosos de tudo encontrámos.Algumas pessoas não estão na rua mas vêem em busca de um carinho e comida.
Quarta paragem - Rossio
Um grupo de coletes amarelos «invade» a frente do Teatro D.Maria e distribui comida, roupa, agasalhos, kits básicos de higiene e preservativos a todos os que necessitam e de nós se aproxima. Aqui encontrámos bastantes jovens.
Por fim regresso à Gare do Oriente onde alguns amigos ainda nos esperavam e a noite termina em beleza.A pedido de um nosso amigo, formou-se uma roda humana com todos os participantes e ele agradeceu há mentora desde fabuloso projeto, tudo o que por ele tem feito.
Regresso a casa muito cansada mas com o coração cheio de emoção!...
Obrigada Cris Sacco por permitires que eu e a minha família façamos parte deste teu e nosso projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário